Seriado UFMG 2026 tem prazo de inscrições prorrogado até 14 de agosto
Pagamento do boleto poderá ser feito até o dia 17 do mesmo mês; provas serão em 12 e 13 de dezembro
Por Redação
O prazo de inscrição para as provas do Processo Seletivo Seriado da UFMG deste ano foi prorrogado. Os interessados agora terão até as 17h do dia 14 de agosto para se inscrever (o prazo anterior se extinguiria nesta quarta, 22 de julho). A retificação do edital foi assinada nesta terça-feira, 21 de julho, pelo reitor Alessandro Fernandes Moreira.
As inscrições devem ser feitas por meio do site da Diretoria de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Copeve). Estudantes e egressos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar do processo.
Neste ano, é possível se candidatar para duas provas diferentes: a 1ª etapa do ciclo 2026-2028 será no dia 13 de dezembro, e a 2ª etapa do ciclo 2025-2027, no dia 12 de dezembro. Para participar da 2ª etapa do ciclo 2025-2027, é preciso que o candidato tenha feito a 1ª etapa desse mesmo ciclo no ano passado.
Com a extensão do prazo de inscrição, o prazo para o pagamento do boleto também foi estendido; agora o pagamento poderá ser feito até 17 de agosto. O resultado dos pedidos de isenção está disponível no site da Copeve.
Quem teve o pedido indeferido e entrou com recurso também já pode consultar o resultado na Área do Candidato, acessível pelo site da Copeve. Na página do processo seletivo, é possível consultar o cronograma completo do processo.
O que é o Seriado
Realizado pela primeira vez em 2025, o processo seletivo seriado da UFMG é dividido em três etapas, aplicadas ao longo de três anos consecutivos, e destina-se ao preenchimento de 30% das vagas iniciais dos cursos de graduação da Universidade. Os 70% restantes do total de vagas seguem sendo ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O número de vagas em cada curso pode ser consultado no anexo 3 do edital. O Seriado também segue integralmente as regras estabelecidas pela Lei de Cotas, de modo que, no mínimo, 50% dos alunos selecionados pelo processo serão oriundos da educação pública.
Conhecimentos avaliados
As provas de cada etapa têm 45 questões objetivas, que vão abordar as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), tendo como parâmetro a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus respectivos componentes curriculares. No edital, é possível consultar o número de questões de cada área do conhecimento que constarão nas provas da 1ª Etapa do ciclo 2026-2028 e da 2ª Etapa do ciclo 2025-2027.
As provas também contarão com uma ou duas questões discursivas (uma, no caso da prova da 1ª etapa, e até duas, na prova da 2ª etapa) de natureza interdisciplinar, com conteúdo relativo aos componentes curriculares já estudados pelo candidato no ensino médio. O objetivo dessas questões é mensurar a habilidade de expressão do candidato na modalidade escrita em prosa e de aplicação das normas do registro formal culto da língua portuguesa padrão.
Para a prova da 2ª Etapa do ciclo seriado 2025-2027, os candidatos deverão ler os livros São Bernardo, de Graciliano Ramos, e Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil, de Luana Tolentino, e assistir ao documentário Balé de pé no chão – a dança afro de Mercedes Baptista, de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro.
No caso da 1ª etapa do ciclo seriado 2026-2028, as obras de literatura e de artes exigidas são o livro O quinze, de Rachel de Queiroz, e Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, além do álbum Txai, de Milton Nascimento.
Locais das provas
Três cidades foram incluídas como sedes de aplicação do Seriado em 2026: Pouso Alegre, no Sul de Minas, Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As provas também continuarão a ser realizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de em Montes Claros, no Norte de Minas. Ao todo, o processo seletivo será realizado em dez cidades mineiras em 2026.
No ano passado, mais de 37 mil candidatos fizeram a prova da 1ª etapa do ciclo 2025-2027 do Seriado UFMG. Em 2025, 56% dos candidatos que fizeram a prova em Belo Horizonte não residiam na capital. Segundo a professora Sueli Coelho, pró-reitora de Graduação da UFMG, a ampliação dos postos de aplicação de provas, incluindo mais três cidades, “visa à interiorização do acesso à Universidade e reafirma o compromisso da UFMG com um processo seletivo democrático e inclusivo”.
Mais lidos
Semana
-
Geoinformação UFMG inaugura equipamentos de alto desempenho com uso de IA aplicada à cartografia
Supercomputador Soberano e Câmera Hiperespectral podem ajudar a combater o desmatamento e a mineração ilegal, a proteger fronteiras e a oferecer respostas para desastres naturais
-
Recesso Ponto facultativo do Dia do Servidor Público é transferido para sexta, dia 30
Mudança segue determinação do Ministério da Gestão e da Inovação
-
Participação Auditoria-Geral faz consulta à comunidade discente para subsidiar seu planejamento
Iniciativa visa contemplar a percepção dos estudantes sobre sua experiência na Universidade; questionário já pode ser respondido
-
Destaques Semana do Conhecimento: 79 trabalhos são premiados entre mais de 3 mil inscritos
Na solenidade de encerramento, pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, falou sobre correlação entre democracia e ciência
-
Formação bilíngue UFMG aprova criação do curso de Secretariado Português/Chinês; oferta começa em 2027
Proposta da formação prevê que estudantes cursem o último semestre na Hust, universidade parceira sediada em Wuhan, na China
Notícias por categoria
Institucional
-
Posse Rodrigo Tavares e Luciana Geraseev assumem direção do campus Montes Claros
Novo diretor planeja fortalecer unidade como ambiente de circulação de conhecimento, cultura, inovação e oportunidades
-
Raízes afro-indígenas Novembro Negro põe em debate o papel das intelectualidades negras e as políticas antirracistas
Programação da nona edição reúne mais de cem atividades, distribuídas em diferentes espaços da Universidade e da cidade
-
Participação Auditoria-Geral faz consulta à comunidade discente para subsidiar seu planejamento
Iniciativa visa contemplar a percepção dos estudantes sobre sua experiência na Universidade; questionário já pode ser respondido
-
Recesso Ponto facultativo do Dia do Servidor Público é transferido para sexta, dia 30
Mudança segue determinação do Ministério da Gestão e da Inovação
-
Destaques Semana do Conhecimento: 79 trabalhos são premiados entre mais de 3 mil inscritos
Na solenidade de encerramento, pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, falou sobre correlação entre democracia e ciência
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.